Sub menu
Marca gráfica
Nesta seção será apresentada a construção da marca gráfica, suas versões e indicações de aplicação. Siga a arquitetura de marca sugerida na próxima página para desdobrar e aplicar marcas existentes no universo da Starian.
Marca corporativa
A marca gráfica da Starian é composta pela logotipia exclusiva em caixa alta que segue a forma proprietária de identidade com cantos levemente arredondados. O diferencial das letras A gera movimento e fluidez ao nome. A marca é sóbria e aplicada sempre de forma monocromática.
Versões da marca
Versão principal
Versão principal com tagline
Distância e dimensões
É importante observar as proporções utilizadas na construção da marca para guiar sua aplicação e evitar o uso incorreto.
Área de segurança
O tamanho de X corresponde à área de segurança designada para a marca e deve ser respeitado ao aplicá-la com demais elementos em uma composição, sejam textos, imagens ou outras marcas.
Usos incorretos
Exemplos de utilizações incorretas da marca mãe, destacando os principai s erros que podem ocorrer. Abaixo é possível verificar a versão correta para comparação.
Distorção por condensação
Distorção por expansão
Alteração da tipografia
Mudança de cores inconsistente
Distorção de proporção
Uso diagonal
Redução da marca
A marca gráfica da Starian possui uma estrela de quatro pontas que pode ser aplicada como redução para favicon e profile picture quando necessário. Seu formato, além de se conectar à tecnologia de inteligência artificial, combina a sua pluralidade de verticais ao se formar a partir dos cantos arredondados de seus produtos.
Versões
Versão principal

Versão com degradê das verticais

Versão com degradê e encerramento proprietário

Versão com degradê e encerramento proprietário
Verticais
A Starian é composta por suas verticais de atuação, apresentadas ao lado. Cada vertical possui diversos produtos que devem seguir as boas práticas apresentadas nesta página.
Orientações para assinatura institucional
Em contextos nos quais a marca Starian precisa estar presente junto à identidade de uma marca de produto, sua aplicação deve ocorrer como assinatura institucional. A marca do produto mantém sua autonomia visual e protagonismo, sendo responsável pela condução da comunicação. A Starian atua como endosso e deve ser aplicada de forma discreta, sem competir em hierarquia ou linguagem visual com a identidade do produto. A assinatura da Starian pode ser posicionada, por exemplo, em rodapés, versos de materiais impressos ou como selo institucional em interfaces digitais — sempre respeitando os critérios de respiro, proporção e contraste definidos neste brandbook.

Orientações para criação de marcas de produtos
01.
Quando consolidado no mercado, priorizar a definição de um produto principal como subsidiário da vertical.
02.
Marcas de produto podem ser monolíticas ou mistas. Marcas com identidades visuais independentes são válidas para aquisições recentes.
03.
Redesigns de marcas de produtos devem buscar aproximação com a marca corporativa.
04.
Apenas o produto principal da vertical pode ter subprodutos (com descritivo acompanhando o nome do produto).
Marcas de produtos
As marcas de produtos da Starian devem seguir as diretrizes ao lado, sendo compostas por um símbolo contido no encerramento proprietário da identidade e a logotipia em caixa baixa. Cada vertical possui cores proprietárias que devem ser aplicadas.
Submarcas de produtos
Cada marca principal de sua vertical pode ter derivações de submarcas. Nestes casos, seguemse as mesmas diretrizes anteriores com a adição de um descritivo em caixa alta abaixo do nome do produto, conforme esquema ao lado.
Para acesso a todas as versões de cada marca, confira o manual específico do produto.
Elementos essenciais
As definições de cores, tipografia, estilo iconográfico e fotográfico compõem a identidade visual e possibilitam a aplicação correta nos diversos substratos. Conheça suas especificações nesta seção.
Paleta cromática
A paleta cromática Starian é marcada pela sobriedade em tons de cinza com o Starlight Grey, Sideral Grey, Space Grey e pelo Bright White e Galaxy Black como cores de base. Os destaques pontuais ficam por conta Solar Gradient e do degradê formado pelas cores das verticais, sempre de forma pontual. Os elementos da identidade podem ser aplicados de forma alternada entre as tonalidades da paleta, de acordo com exemplos que serão apresentados na sequência.
Solar Gradient
MÚLTIPLAS CORES
Nosso gradiente é único e composto por diversas cores. Faça o download para utilizá-lo corretamente.
Bright White
HEX: #FFFFFF
RGB: 255/255/255
CMYK: 0/0/0/0
Starlight Grey
HEX: #D5DFE7
RGB: 213/223/231
CMYK: 23/10/9/0
PANTONE: 656 C
Space Grey
HEX: #0C2232
RGB: 12/34/50
CMYK: 96/89/61/50
PANTONE: 5395 C
Sideral Grey
HEX: #2C404D
RGB: 44/64/77
CMYK: 91/77/58/27
PANTONE: 7546 C
Galaxy Black
HEX: #0C0C0C
RGB: 12/12/12
CMYK: 84/83/73/78
PANTONE: BLACK 6 C
Tipografia
A Aptos é a fonte selecionada para a identidade Starian, priorizando o uso dos pesos Light e Regular em suas diversas aplicações, sejam digitais ou físicas. Siga a sugestão de composição tipográfica ao lado sempre que possível.
Estilo iconográfico
Os ícones foram selecionados de acordo com a temática e estilo da identidade. É importante manter a consistência das cores nas aplicações dos ícones, priorizando as versões apresentadas ao lado. Utilize-os em materiais institucionais ou de marketing. Priorize o estilo outline monocromático. Quando possível, aplique a estrela de quatro pontas nas composições. Se necessário, busque ícones complementares em bancos de terceiros que siga este estilo, como FontAwesome Pro Light.
Estilo fotográfico
Assim como os demais elementos apresentados neste seção, o estilo fotográfico também impacta na consistência visual da identidade. Sugere-se o uso de fotos de banco interno da Starian, representando pessoas reais. Sempre que for necessário utilizar fotos de bancos externos, priorize fotos de pessoas espontâneas e diversas. Nestes casos, é possível aplicá-las com fundo recortado e aplicação de desfoque no background ou utilizar o Solar Gradient.



Elementos de apoio
Os elementos de apoio são importantes ferramentas para a expansão do universo visual da marca. Eles trazem unicidade para as aplicações e permitem desdobramentos gráficos para manter a identidade viva e atualizada. Conheça os elementos de apoio da identidade da Starian.
Derivações da estrela
A redução da marca serve como subsidiária para estes elementos de apoio, podendo compor cabeçalhos, rodapés e composições em geral. Aplique sempre com degradê fade out, como na própria estrela, nas tonalidades sóbrias da paleta Starian ou com o degradê das verticais em uma de suas hastes.


Backgrounds e recortes com a forma proprietária
Seguindo as formas da logotipia e marcas de produtos Starian, explore boxes, backgrounds e recortes de imagens com a forma proprietária da marca: retângulos com dois cantos arredondados e dois cantos retos.


Temática espacial
Explore a temática espacial conectada ao conceito de estrela da marca em backgrounds diversos. Priorize aplicações em fundos escuros e que gerem pontos de brilho, seja com linhas finas ou estrelas.


Glassmorphism
O glassmorphism é um efeito moderno que pode ser utilizado em boxese na própria estrela de redução da marca para gerar destaques sobre fotos ou backgrounds diversos. Além do blur aplicado, utilize stroke em degradê fadeout para marcar o encerramento e brilho das formas. Nesta página, mostra-se o exemplo de uso do glassmorphism em um box sobreposto a uma foto.


Formas em desfoque
Seguindo o conceito do glassmorphism, utilize esferas desfocadas com o Solar Gradient para gerar elementos suaves que funcionam bem com fundos claros e como sobreposição em fotos.
Padronagem
Utilize a estrela de quatro pontas preenchida e conecte-as com linhas finas em degradê fade out para formar o pattern da Starian. Aplique-o sobre fundos claros ou escuros, utilizando sobretons da paleta sóbria.


Exemplos de composições
















